Cidades
Julio Cesar não terá apoio de 80% dos vereadores em sua candidatura a deputado estadual; restante dos edis tende também a votar contra
Prefeito-imperador enfrenta isolamento político e dificuldades para consolidar sua candidatura a deputado estadual
O prefeito de Palmeira dos Índios, Julio Cesar, enfrenta um dos momentos mais delicados de sua carreira política. Como pretenso candidato a deputado estadual nas eleições de 2026, o gestor já sente o impacto da falta de apoio dos vereadores eleitos e reeleitos para o próximo mandato. Segundo informações de bastidores, 80% dos futuros parlamentares municipais já se comprometeram com outros nomes para a disputa da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE).
Os números reforçam um cenário de isolamento político para Julio Cesar. Mesmo carregando o apelido de "imperador", em alusão ao seu estilo de liderança, ele vê sua influência esvaziada dentro do próprio município. Nas eleições de 2024, o resultado das urnas já havia evidenciado a falta de unanimidade em torno de sua gestão, e agora essa divisão se amplia na Câmara.
Os compromissos políticos dos vereadores
A maioria dos 15 vereadores que tomarão posse em 2025 já declarou apoio ou conversam com outros candidatos para a Casa de Tavares Bastos. Confira os alinhamentos:
Roninha Raimundo - Marcelo Victor
Gileno Sampaio - Marcelo Victor
Geraldinho - Silvio Camelo
Pedrinho Gaia - Alexandre Ayres
Toninho Garrote - Ângela Garrote
Fabiano Gomes - André Filho
Helenildo Neto - Antonio Albuquerque
Lúcio Medeiros - Hugo Wanderley
Kall Melo - Gabi Gonçalves
Salomão Torres - Edval Gaia (com Julio Cesar como segunda opção)
Fábio Targino - Leo Maia
Maxuel Feitosa - Ronaldo Medeiros
Sidney Targino - [Sem definição]
Janio Marques - [Sem definição]
Madson Monteiro - [Sem definição]
A base encolhe
Dos 20% de vereadores que ainda não declararam apoio oficial, a tendência, segundo interlocutores, é que sigam o mesmo caminho, alinhando-se a nomes já consolidados. Mesmo Salomão Torres, que considera Julio Cesar como uma segunda opção, prioriza outro nome na disputa.
O que isso significa para 2026?
Sem o respaldo da Câmara Municipal, Julio Cesar entra enfraquecido em uma corrida eleitoral que demanda bases sólidas e articulação política eficiente. A rejeição da maioria dos parlamentares locais é um indicativo de que o prefeito pode enfrentar grandes dificuldades para se viabilizar como um candidato competitivo.
Agora, a pergunta que ecoa no cenário político de Palmeira dos Índios é: conseguirá Julio Cesar reverter o isolamento político e salvar sua candidatura?
Mais lidas
-
1MERCADO IMOBILIÁRIO
Com o metro quadrado mais caro do Nordeste, Maceió será palco de imersão para arremate de imóveis
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Julio Cesar não terá apoio de 80% dos vereadores em sua candidatura a deputado estadual; restante dos edis tende também a votar contra
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Orçamento milionário para gerenciar a futura Câmara de vereadores está para ser aprovado; mais de R$ 9 milhões em 2025
-
4COMUNICAÇÃO
Cláudio André será premiado como um dos melhores radialistas de 2024 no Oscar do rádio alagoano
-
5CRIME
Feirante é assassinada em hotel de Palmeira e policial militar é apontado como suspeito